23 junho 2011

Empresa lança ferramenta que cria sites de compras coletivas

Mongron está aberto em versão para testes e será lançado oficialmente na primeira semana de julho

Monte seu Groupon. Foi daí que a empresa de marketing virtual Click Soft tirou o nome para o seu mais novo produto: o Mongron. Trata-se de um site voltado especialmente para a criação de sites de compras coletivas.

O funcionamento é bem parecido com as páginas já existentes para a criação de blogs, como Wordpress ou Blogspot – qualquer pessoa pode criar um cadastro e montar a sua página da forma que preferir, de acordo com as opções de programação disponíveis. A diferença é que, no caso do Mongron, as ferramentas e layouts são pensados para o formato dos sites de compras coletivas, como é o Groupon (que inaugurou o gênero nos Estados Unidos em 2008), e incluem serviços como atendimento online, acompanhamento das vendas e os sistemas para pagamentos já prontos.

“Os sites de compra coletiva são um fenômeno e isso acontece porque é um negócio relativamente fácil e barato de começar”, diz Carlos Junior, diretor da Click Soft. “Mas, por mais barato e simples que seja, o dono precisa de um programador, um design, a hospedagem do site. O Mongron reúne isso tudo em um só lugar.”

A inscrição e a hospedagem são gratuitas. O pagamento ao site é feito por meio de participações nas vendas, que girarão em torno de 7%. “Se não for realizada nenhuma venda, não há custo”, explica Carlos.

A ideia surgiu na Click Soft diante dos números impressionantes que o mundo dos sites de compra coletiva ostenta em pouco mais de um ano de existência no Brasil: em março, quando o primeiro deles, o Peixe Urbano, foi criado, chegou-se a 123 mil internautas cadastrados. Em novembro, segundo levantamento do Ibope Nielsen Online, isso já havia explodido para 5,6 milhões e, em maio passado, estava em 17 milhões: quase 150 vezes mais que no primeiro mês. O total de sites do gênero ativos é estimado em mais de 2 mil hoje.

A fórmula para o sucesso, já bastante conhecida, é simples: o que estes sites fazem é reunir uma infinidade de produtos e serviços – de restaurantes e pousadas a cursos e bugigangas das mais diversas – e oferecê-los por ofertas que chegam até a 90% do preço original. Os grandes descontos são conseguidos graças a uma combinação do grande volume de vendas com o retorno de marketing que os estabelecimentos que participam recebem.

“Pesquisamos em vários lugares e não encontramos nada parecido com a proposta do Mongron, nem do Brasil, nem no mundo. A nossa ideia é fazer dele uma plataforma mundial para a criação de sites desse tipo”, conta Carlos.

O Mongron, que pode ser acessado em www.mongron.com.br, está no ar em caráter de teste, podendo ser utilizado por empresas que já tenham se cadastrado previamente. O lançamento oficial, quando será aberto ao uso de qualquer internauta, será na primeira semana de julho, e a Click Soft já está trabalhando nas versões em inglês e espanhol do programa para levá-lo para outros países. “A intenção é começar a internacionalização no segundo semestre”, diz Carlos.

Fonte:revistapegn22/06/2011

23 junho 2011



0 comentários: