27 julho 2011

Scopus compra 49% da NCR Manaus para ampliar produção de ATMs

Por meio de comunicado oficial, a NCR Corporation e Scopus Tecnologia Ltda., subsidiária do Banco Bradesco S.A., anunciaram nesta terça-feira, 27/07, a formação de uma aliança estratégica para a produção e desenvolvimento de ATMs no Brasil onde a Scopus adquire uma participação acionária de 49% na NCR Manaus, operação brasileira de fabricação e engenharia da NCR. Os valores da transação, no entanto, não foram revelados pelas partes.

Simultaneamente, o Banco Bradesco assinou um acordo para 30.000 ATMs, tornando a NCR sua fornecedora preferencial de ATMs pelos próximos cinco anos, incluindo um pedido inicial de mais de 6000 ATMs da NCR Manaus. O acordo está sujeito a aprovação regulatória. A área de vendas, serviços e outros funcionários da NCR continuarão em uma empresa separada, oferecendo suporte de vendas e serviços para a base de clientes mais ampla da NCR no Brasil.

Em maio desse ano, ao comemorar 35 anos de atividades, a Scopus já sinalizava o seu interesse em ir às compras. "O nosso alvo é adquirir empresas que aumentem a nossa carteira de clientes. Vender parte ou o todo da empresa está fora do mapa", afirmou, à época, o diretor da empresa, José Afonso Filho.

A prestadora de serviços divulgou ainda que no primeiro trimestre de 2011 registrou um faturamento de R$ 141 milhões, um incremento de 40% em relação ao mesmo período de 2010, onde contabilizou uma receita de R$ 443 milhões. Para este ano, se mantido o ritmo dos três primeiros meses, expectativa da Scopus é de um impulso acima de dois dígitos.

"Trata-se de uma aliança ousada, estratégica e transformadora que está perfeitamente alinhada com nossa estratégia corporativa, visto que expande e fortalece nossa presença geográfica e cobertura de vendas", afirmou Bill Nuti, Chairman e CEO da NCR.

"O acordo ressalta porque decidimos abrir uma fábrica em Manaus em 2009 - especificamente para responder à demanda de mercado por um fornecimento local e para estarmos mais próximos de um mercado dinâmico e em crescimento. A parceria vai permitir que a NCR se beneficie da presença de mercado da Scopus, bem como de sua grande experiência com os clientes, ao mesmo tempo em que nos ajuda a melhorar a produtividade e agilidade de nossa fábrica", completou o executivo.

O escopo inicial dessa aliança, reporta ainda o comunicado, tem foco na vertical de Serviços Financeiros, mas não está limitada a esse segmento de mercado. Ambas as empresas, NCR e Scopus, estão animadas com o potencial dessa aliança, que coloca à nossa disposição bases sólidas para que ambas alcancem crescimento e ótimas oportunidades em outras verticais de negócios no futuro", completou Nuti.

Por meio do acordo, o Banco Bradesco vai se beneficiar da tecnologia inovadora de ATMs e autoatendimento financeiro da NCR, que incluem ATMs multifunção e dispensadores de dinheiro.Essas soluções serão implementadas nas agências do Bradesco já existentes e em instalações futuras, conforme o banco ampliar ainda mais sua presença no Brasil. A NCR fará a manutenção dos ATMs durante o período de garantia.

Após esse período, o suporte de serviços ficará a cargo da Scopus. "Esse acordo reflete nossa crença em uma parceria estratégica com a NCR que pode oferecer a inovação necessária para atender a demanda de mercado crescente por autoatendimento e possibilitar que a Scopus gere um crescimento significativo no seu negócio", afirmou Candido Leonelli, CEO da Scopus.

Desde a abertura de suas instalações de fabricação e engenharia em Manaus em 2009, a NCR vem fortalecendo sua posição competitiva por meio da introdução de produtos da sua família de ATMs NCR SelfServ e adaptação de alguns produtos e tecnologias especificamente para o mercado brasileiro. De acordo com a Retail Banking Research, o mercado de ATMs no Brasil deve crescer 27% até 2015.

27 julho 2011



0 comentários: