30 setembro 2014

7 Princípios dos empreendedores de sucesso

Aceitar as pequenas perdas para se proteger das grandes é uma das tarefas mais difíceis para o empreendedor, quando precisa pular fora, ou seja, saber sair de uma situação complicada, mudar de ramo de negócio, tomar uma decisão, para não ficar preso em um investimento que não deu certo

 1º. Princípio da Confiança. Empreender é sonhar, correr riscos, acreditar. É fazer da queda um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte, e vá para onde queira ir. Seja o que você quer ser, porque possui apenas uma vida, e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Jovens empreendedores, homens de negócios são pessoas que sentem, na maioria das vezes, que a vida teria sido mais fácil, se acreditassem mais em si mesmos. Quantas pessoas conhecemos estariam vivendo uma vida bem melhor, se tivessem aproveitado aquela oportunidade que deixaram escapar por falta de confiança!

Henry Ford foi sublime, quando disse: “ Se você acha que pode, ou, se acha que não pode, em geral você está certo”. Quando você acredita que pode fazer alguma coisa, gera uma imagem positiva de sucesso; quando acreditou que você não podia, criou uma imagem negativa, de fracasso. Os eventos são materializações de nossos pensamentos, dos nossos estados de ser.

O Pensamento cria. Pensamento é destino. Quanto mais elevado nossos pensamentos, mais grandiosa será a nossa vida. A falta de confiança pode ser definida com a ausência de fé em nós mesmos, no relacionamento com as outras pessoas. Um jovem estudante pode ser hábil em fazer contas, nos testes de matemática, porém, em muitas ocasiões, sente grande timidez no relacionamento com os colegas de classe e sente medo de falar em público. Quando ainda muito jovem, é comum o sentimento pelo entusiasmo, a busca da curiosidade, do novo, da descoberta e da criatividade. Acontece que os pais e até mesmo os professores reprimem todo esse entusiasmo com limitações, castigos e outras repressões, provocando resultados lastimáveis para toda a vida do jovem.

A marca que um jovem adolescente carrega durante muitos anos de atraso no colégio por falta de apoio dos pais, ou por questões de saúde, pode trazer uma situação de fracasso e confiança perdida. Repetir o ano ou ficar para trás na escola provoca um complexo de inferioridade e sentimento de incapacidade no jovem. Ele precisa de autoconfiança para se tornar uma pessoa de sucesso, começando pelo conceito de si, o conhecimento de si mesmo, não se deixando permitir que nenhuma idéia equivocada domine o centro de sua atenção, de seu projeto de vida.

Confiança é mais do que otimismo. Confiar é saber como se lidará com o pior. Ao iniciar qualquer negócio, você tem um número ilimitado de possibilidades futuras: umas boas e outras más. Tudo pode acontecer. Todo negócio implantado foi fruto do desejo concretizado por alguém que confiou em seu próprio potencial. Você adquire confiança, quando começa a adotar uma conduta ousada, no sentido de fazer as coisas que nunca havia tentado fazer por falta de confiança em seu próprio valor.

Quando o pensamento, a ação, a paixão e a competência trabalham juntos, o resultado é uma obra prima. Você precisa de atitude. Defina bem o caminho a seguir. Somente alcança o sucesso quem antecipadamente sabe o que deve atingir e vai criando estratégias para escalar a montanha. Na jornada da vida, muitos jovens iniciantes possuem desejos, sonhos, mas são poucos aqueles que se propõem chegar ao objetivo dos seus sonhos.

Muitos desistem no meio do caminho, diariamente desperdiçam oportunidades, até renovam promessas, renovam as intenções, mas ficam somente nas intenções e jamais chegam a realizar seus sonhos. A vida é sempre uma escolha. Segundo o filósofo francês Jean-Paul Sartre, o homem é livre por natureza. Somente suas escolhas são a explicação para a realidade, de modo que são as escolhas do homem que constroem sua essência; são essas escolhas que podem interferir de maneira irreversível no mundo, a partir de um projeto de vida pessoal, sendo o homem responsável não só por si próprio, mas, por toda a humanidade.

Quando você sonha, está bem perto da realidade. É só uma questão de tempo. O sonho precisa de um pouco de tempo para se tornar realidade. O sonho se materializa pelos seus pensamentos que criam sua realidade pessoal. O pensamento deriva de seu jeito de sonhar e é a forma na qual você molda o seu destino. Sonhe, aprenda um jeito novo de sonhar, em que o poder da vontade comanda, o poder do amor cria, e o poder da certeza liberta. Sonhe a liberdade e torne-se uma pessoa empreendedora. Lembre-se bem: “uma pessoa sem o sonho é um fragmento perdido no universo”.

É preciso encontrar um “multiplicador de liberdades” que ajude você a controlar sua vida. O que você faz, quando você faz, em que lugar você faz e com quem você faz. Não é preciso uma forma infalível para alcançar o sucesso, mas saiba que existe uma fórmula para o fracasso: “tentar agradar a todos o tempo todo”. Como saber a hora certa para sair do emprego? Não espere tanto tempo para mudar de vida, realizar o seu projeto pessoal, pois as “estrelas nunca estarão perfeitamente alinhadas e os semáforos da vida jamais estarão todos verdes ao mesmo tempo”. O segredo de se ter mais tempo é fazer menos coisas.

Como assim? Perceba que há dois motivos caminhando juntos: o primeiro é quando você aprende a definir uma breve lista de coisas a fazer, e o segundo é definir uma lista de coisas para não fazer. Como saber distinguir o que é prioridade, daquilo que não é relevante para se tornar mais produtivo? Faça então uma pergunta: “ Se essa for a única coisa que eu fizer hoje, ficarei satisfeito com meu dia?” Cuidado! Às vezes, você fica inventando coisas para evitar aquilo que é importante. Quando consegue priorizar suas atividades corretamente, não há necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Experimente escovar os dentes, falar ao telefone e responder e-mails ao mesmo tempo.

Com relação aos emails, existe uma estratégia para gerir bem o seu tempo: Confira seus e-mails somente duas vezes por dia, uma vez ao meio-dia, ou então logo depois do almoço e novamente às quatro horas da tarde. Pela manhã, por exemplo, não é produtivo fazer conferência de seus e-mails. Pela manhã até às 11 horas, faça tudo o que for mais importante, e você terá um dia bem mais produtivo.

2º. Princípio da Intuição. A intuição nos negócios transforma-se em um instrumento valioso, desde que tratada com cautela. Não existe nenhuma mágica na intuição. A intuição é fruto da manifestação de uma experiência mental, absolutamente comum, acumulada ao longo de sua experiência em alguma atividade. Intuição nos negócios é o resultado de todas as experiências e informações que acumulamos ao longo da vida.

A intuição é aquele instante de lampejo, de se saber alguma coisa sem se saber como se sabe. As sacadas mais criativas nos negócios e as soluções mais arrojadas dependem de uma dose inicial de intuição. Um homem de negócios tem palpites com muita freqüência; as mulheres de negócios acreditam muito mais na intuição do que os homens.

A intuição pode gerar boas oportunidades. É preciso que você aprenda a usá-las, se for capaz. Cuidado para não desprezar uma intuição valiosa e perder uma grande oportunidade. Mas também, tenha muito cuidado para não confiar em uma intuição, de forma indiscriminada. Quando se diz “só se pode confiar num palpite que possa ser explicado”, está-se afirmando que um certo investimento sem as bases do conhecimento, pode levar você a grandes prejuízos. O maior desafio do empreendedor é separar os palpites que têm valor daqueles que não servem para coisa alguma.

3º. Princípio da Mobilidade.  É o rompimento de laços afetivos, a perda do medo da vida, da realização dos seus sonhos. É a busca pela liberação, escapando de coisas que o prendem a um único lugar. O princípio da mobilidade diz-lhe que não espere o barco afundar, deixando escapar uma grande oportunidade da sua vida, que jamais voltará. É preciso evitar lançar raízes. Em um investimento que não deu certo, não se deixe levar por sentimentos como lealdade ou saudade.

Quando você fica preso às raízes, elas terminam prejudicando seus movimentos. Você se acomoda em um negócio que alcança a curva do declínio do ciclo de vida, e deixa escapar um bom momento de pular fora, vender ou mudar de ramo. Quanto mais você procurar aquela sensação de estar cercado pelo tradicional, de ser um empresário conservador, pelo conhecido e confortável, bem menor será o seu sucesso como empreendedor, inovador, aberto a novos modelos de negócios, criador de novos produtos e de novos mercados.

A regra de ouro do empreendedor que aprendeu o princípio da mobilidade é: “ Jamais hesite em sair de um negócio, se alguma coisa mais atraente aparecer à sua frente”.

4º. Princípio da Esperança.   Aceitar as pequenas perdas para se proteger das grandes é uma das tarefas mais difíceis para o empreendedor, quando precisa pular fora, ou seja, saber sair de uma situação complicada, mudar de ramo de negócio, tomar uma decisão, para não ficar preso em um investimento que não deu certo. Aprender a perder é uma capacidade extraordinária adquirida pelo ser empreendedor, que costuma enxergar o fracasso como uma luz positiva. Diz um velho ditado chinês : “quem espera sempre alcança”. Os chineses antigos não foram bons empreendedores. Muito diferente da China atual, um país cada vez mais rico, que reduz a pobreza de sua população, acreditando nas suas potencialidades e correndo riscos.

O que devemos aprender com os empreendedores chineses:

• Flexibilidade. Esta é uma dimensão competitiva muito bem administrada pelos chineses, através de empresas flexíveis e capazes de se adaptar, utilizando-se da experiência de produção para terceiros, acumulando conhecimento e capital, com o objetivo de lançar produtos próprios na China e no mercado global.

• Foco no mercado de baixa renda. É a estratégia de focar nos segmentos mais pobres, até por conta da falta de capital ou de Know-how. A vantagem competitiva veio do conhecimento profundo do mercado local da baixa renda e do entendimento de como a China está mudando. A essência do negócio é entender as necessidades dos consumidores de baixa renda, que são muito sensíveis ao preço.

• Foco nos mercados intermediários. Os empreendedores chineses começaram vendendo produtos de terceiros, para depois passar a fabricar e criar a própria linha de produtos, concentrando, primeiro, no mercado da zona rural, com a criação e linha de montagem, para depois poder entrar no mercado urbano.

5º. Princípio da Liderança  Como nasce um líder?

A liderança começa com a paixão e a vontade de servir. O verdadeiro líder atende e pratica ações de generosidade, respeito, bondade, humildade, autenticidade, sem orgulho e arrogância; perdão, paciência, honestidade e compromisso. Características comuns de comportamento são encontradas no perfil do líder: honestidade, bom exemplo, compromisso, bom ouvinte, facilidade de conquistar a confiança das pessoas. Saber tratar as pessoas com respeito. Procura formar novos líderes. Tem atitude positiva, muita energia e entusiasmo.

O líder deve ter a capacidade de planejar, executar, ouvir e receber mensagens, decodificar a mensagem. Senso de conciliação, solucionador de conflitos. O líder é uma pessoa confiável, justa e exigente consigo mesmo, assim como os demais. Dar o bom exemplo é muito importante. Para o líder a competência é um processo permanente. Busca conhecimento e aceita formar uma boa equipe. Aprende com os erros, para que não se repitam, sabendo que o fracasso é apenas uma oportunidade para recomeçar, com mais inteligência.

6º. Princípio do Planejamento. Não basta somente planejar. Tem que acompanhar a execução do planejamento. Planejamento e monitoramento sistemáticos ocorrem, quando o empreendedor planeja, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas, com prazo definido, monitorando de forma sistemática as ações desenvolvidas para alcanças suas metas. O empreendedor aprende a revisar continuamente seus planos, considerando o resultado alcançado e as mudanças circunstanciais. Na vida e nos negócios, nunca se esqueça de planejar, antes de iniciar qualquer atividade. Quando se inicia um negócio, a busca de informações transforma-se em um exercício fundamental para a elaboração do Plano de Negócios.

Por que escrever um Plano de Negócios? Abre o caminho para a realização de seu projeto de empresa. A grande vantagem de se elaborar um plano de negócios está na força que exerce sobre o empreendedor levando-o, a refletir sobre os objetivos que pretende alcançar e, igualmente importante, no que fará para concretizá-los. Assim, pode-se dizer, de maneira simplificada, que um plano de negócios nada mais é do que um mapa que ajuda o empreendedor a identificar o caminho mais curto e seguro para transformar seu projeto em uma empresa de sucesso.

O primeiro objetivo do plano de negócios deve ser o de ajudar o próprio empreendedor a analisar com cuidado a viabilidade do seu projeto. Ao organizar suas ideias, de maneira formal, o empreendedor acaba conseguindo ter uma visão de conjunto do projeto e consegue evitar a parcialidade que, muitas vezes, prejudica a sua capacidade de julgamento. No caso de uma empresa já constituída, o plano de negócio ajuda o empresário a entender a situação da empresa, ou seja, onde ela se encontra em termos de participação de mercado, tecnologia utilizada e situação financeira. Através dele, podem ser identificadas áreas para melhorar a qualidade da gestão da sua empresa.

7º. Princípio da Inovação. Empreendedorismo é o motor da economia capitalista capaz de promover o desenvolvimento, através da “destruição criativa”, processo definido por Schumpeter, como sendo o impulso que aciona e mantém a chama acesa do sistema capitalista, de uma forma constante, na criação de novos produtos, novos processos, novos mercados. A inovação alcança o produto, a produção e a distribuição.

Para Filion (1991), os empreendedores além de inovadores, são pessoas criativas, e mantêm um alto nível de consciência do ambiente em que vivem para identificar e agarrar oportunidades de negócios lucrativos. Rosival Fagundes Leia mais em administradores 28/09/2014

30 setembro 2014



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