18 dezembro 2015

Empreendedores investem em serviço de lavanderia por assinatura

Negócio recebeu aporte de R$ 6,4 milhões para expansão; ideia é atender mais de 30 mil famílias da região metropolitana de SP e cidades do interior

Dois empreendedores e uma ideia: aproveitar a ascensão dos serviços por assinatura, a complicação para contratar empregados domésticos e o alto preço cobrado pelas lavanderias comuns. Foi assim que nasceu a rede 'aLavadeira', modelo de negócio idealizado em 2012 pelos empreendedores Humberto de Andrade Soares e Gilson Gonçalves e que aposta na lavagem das peças por meio de planos mensais baseados no peso e número de roupas.

A rede não informa a quantidade de clientes que atende hoje, mas diz que tem lavado cerca de 2 mil peças por dia em São Paulo e na região metropolitana, como Osasco, Alphaville e ABC. Neste ano foi liberado um aporte de R$ 6,4 milhões dos fundos de investimentos de venture capital Cventures Primus e CRP Empreendedor para a expansão do negócio. Com o montante, os empresários esperam abrir um novo centro têxtil até o primeiro trimestre de 2016, aumentar a capacidade do serviço para atender mais 30 mil famílias na Grande São Paulo e cidades do interior, e criar cerca de 400 novos postos de trabalho.

O modelo de negócio é baseado em outros já aplicados nos Estados Unidos e Europa, como o de lavanderias delivery, no qual o cliente lava a própria roupa. Mas os empresários perceberam que deveriam adaptar o negócio ao mercado e ao estilo de vida dos brasileiros. "Hoje os apartamentos estão cada vez menores, quase não existe mais espaço para área de serviço. Nossa proposta foi unir o exemplo das lavadeiras do passado, que passavam nas casas para pegar as roupas sujas e deixar as limpas, à tecnologia de hoje", diz Gilson Gonçalves, co-fundador d' aLavadeira.

Para o negócio ter escala, foi desenvolvido um software que permite o monitoramento das peças. Todos os clientes recebem um e-mail com a lista de itens que enviaram, contendo a quantidade, marca, foto e peso de cada uma. Essa mesma listagem pode ser acessada na plataforma web da empresa. Todo o atendimento é feito pelo site ou e-mail.

Com a nova rodada de investimentos, os empresários pretendem realizar melhorias e atualizações na plataforma. Também faz parte da ideia criar uma unidade de otimização de recursos hídricos. Gonçalves informa que hoje a lavanderia gera redução de uso da água de 60%. Com os investimentos, a expectativa é aumentar a economia para 90%.

Para o empresário, a principal diferença d' aLavadeira em relação às concorrentes é o preço até 70% mais baixo. Isso é possível, diz ele, em razão do mix variado de serviços - lavam em grande quantidade qualquer tipo de peça, não há restrição de tecidos ou diferenças entre roupas de cama, mesa, banho e vestuário. A empresa também não tem custos com uma estrutura física grande, pois não trabalha com várias lojas como a maioria. O conceito é de um centro têxtil onde as peças da cidade inteira são lavadas e passadas.

Desde 2012, a empresa cresceu o equivalente a quatro vezes. Com todos os investimentos de infraestrutura e expansão, os executivos esperam crescer, em três anos, 20 vezes mais em número de clientes, funcionários e faturamento. Para 2017, a ideia é já estar presente em todo o Brasil.

Como funciona

Para assinar o serviço, basta acessar o site, efetuar o cadastro e escolher o plano mais adequado. O pagamento é feito online, com cartão ou boleto. Depois é só deixar a sacola com roupas sujas para ser retirada na portaria do prédio ou com alguém na casa ou apartamento. O cliente não precisa levar a roupa até a lavanderia ou retirá-la. A equipe d' aLavadeira faz a retirada e a entrega na residência do assinante, duas vezes por semana, em dias fixados com base na localização de cada residência.

As peças são monitoradas individualmente pelo software por meio de um código de barras. Dessa forma, é possível evitar ao máximo qualquer extravio. Cada cliente ganha duas sacolas retornáveis personalizadas e com identificação.

O cliente não precisar desmarcar a retirada das roupas sujas. Gonçalves explica que isso é viável porque o sistema de logística d' aLavadeira é baseado em um roteiro dividido por região. "O cliente pode não ter roupa aquela semana, mas o vizinho vai ter. Então, vamos passar por lá de qualquer maneira. Tem casos em que atendemos vários moradores de um único condomínio", diz.

Só é necessário comunicar a empresa nos casos em que o cliente não poderá receber a roupa limpa na data agendada, seja por viagem ou qualquer outro motivo. Nesses casos, as peças são armazenadas no centro têxtil e, posteriormente, entregues.

A empresa oferece três planos, mas há espaço para customização de acordo com a preferência e necessidade de cada contratante. O Plano Econômico custa R$ 195,00 por mês e engloba 15 quilos de roupas do dia a dia (sem camisas) de até duas pessoas. O Plano Família sai por R$ 475, 00 mensais: três pessoas ou mais, ou 50 quilos de peças do dia a dia. O terceiro plano é Executivo, custa R$ 79,00 por mês e o contratante tem direito a higienizar até dez camisas.

No site, o assinante consegue ter acesso a dados sobre quantos quilos de roupas já lavou no mês e quantos quilos ainda tem direito de enviar. Todos os excedentes são cobrados à parte.  Elaine Coutrin Leia mais em dci 09/10/2015

18 dezembro 2015



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