24 março 2016

Proprietários latino-americanos de empresas de família procuram fusões e aquisições para crescimento

Dirigentes latino-americanos de patrimônio líquido altamente elevado (ultra-high net worth, UHNW) estão interessados em oportunidades de fusões e aquisições, com muitos propensos a buscar negócios no curto prazo, de acordo com um novo relatório da Campden Wealth Research, em parceria com a Morgan Stanley.

O recém-publicado "Risco e retorno na América Latina" (Risk & Return in Latin America) conclui que 56% dos executivos entrevistados percebem as oportunidades de fusões e aquisições (F&A) na América Latina como excelentes ou muito boas; com 43% extrema ou muito provávelmente a buscar oportunidades nos próximos 12 meses.

É interessante notar que suas atitudes são mais positivas sobre as oportunidades dentro da América Latina do que fora da região.

O interesse em F&A é impulsionado em parte por uma dinâmica geracional em que o chefe da família, geralmente o patriarca, está próximo da idade da aposentadoria, sem nenhum interesse de sucessão entre seus filhos, revela a pesquisa, bem como pelas oportunidades ligadas a fluxos de investimento estrangeiro direto.

“"Este é a nosso conhecimento da primeira pesquisa do gênero", disse John Moore, chefe da América Latina para o Morgan Stanley. "A pesquisa descobriu que donos de empresas familiares bem sucedidas se veem como exclusivamente posicionados em relação aos concorrentes internacionais para crescer dentro da região. Eles desejam fazê-lo através de fusões e aquisições, e também estão buscando recomendações sobre oportunidades em participações privadas, capital de risco e empreendimentos conjunto.”

Os líderes empresariais estão procurando expandir apesar de um panorama econômico pouco animador para a região e a percepção de riscos significativos. Os riscos percebidos como extremamente ou muito importante incluem reputação pessoal/empresarial (93%), risco político/país (89%), capital de risco (84%), risco de taxa de inflação (81%) e sucessão familiar (81%).

Nossa pesquisa constatou que os chefes de empresas familiares estão procurando ativamente melhorar sua capacidade de gerir os riscos que eles podem controlar. No entanto, eles também percebem uma mudança cultural na região, com as gerações mais jovens cada vez mais informadas sobre as normas internacionais e em busca de negócios sustentáveis. Encontramos um crescente interesse em filantropia entre as famílias UHNW, particularmente em educação, saúde e meio ambiente”, disse Dominic Samuelson, diretor executivo da Campden Wealth.

Na gestão de fortuna, 41% dos entrevistados listam a preservação de fortuna como um objetivo fundamental, seguido por 30% citando o crescimento. Os executivos da família gostariam de ter acesso a mais conhecimentos em risco cambial e conhecimento de fundos offshore, bem como em atividades de concessão de empréstimos e mercados de capital.

“Esses executivos da família estão sendo chamados a preservar a fortuna da família como o principal familiar responsável pelas decisões, enquanto aumentam simultaneamente seus negócios como o gerente corporativo. Consultores externos podem fornecer um serviço valioso, ajudando a gerenciar o conflito inerente a essas duas responsabilidades", disse James Jesse, chefe de gestão internacional de riqueza do Morgan Stanley.

Metodologia da pesquisa: 45 executivos UHNW de negócios familiares domiciliados na Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela foram pesquisados entre julho e novembro de 2015. Eles representam mais de US$ 1,5 bilhão em fortuna pessoal, US$ 3,1 bilhões em receitas de negócios em 2014, e refletem uma variada faixa de indústrias. Para adicionar contexto para o componente quantitativo do estudo, foram realizadas 12 entrevistas qualitativas em profundidade com executivos de negócios, profissionais, especialistas, empresários e consultores de negócios familiares latino-americanos.

Sobre a Campden Wealth

Campden Wealth é a empresa independente líder de informação, educação e networking para os proprietários de empresas familiares de geração e escritórios familiares globalmente em pessoa, impresso, através de pesquisa e online.

A Campden Research fornece uma visão do mercado em questões principais do setor para a sua comunidade de clientes e seus consultores e fornecedores. Através de estudos aprofundados e metodologias abrangentes, a Campden Research fornece dados e análises proprietários e exclusivos baseados em fontes primárias.

A Campden Wealth também publica os principais títulos de negócios internacionais, o CampdenFB, destinado a membros de empresas familiares em pelo menos na sua segunda geração e o CampdenFO, a revista internacional para escritórios familiares e consultores de fortuna privada. Campden Wealth reforçou ainda mais seu alcance e comunidade internacional em 2011 com a aquisição do Institute for Private Investors (IPI), a rede de filiação líder de investidores privados nos Estados Unidos, fundada em 1991 e com o estabelecimento da Campden Family Connect PVT. Ltd, um empreendimento conjunto com a família Patni em Mumbai, Índia em 2015.

Para saber mais, acesse www.campdenresearch.com.

Sobre a Morgan Stanley

Morgan Stanley (NYSE:MS) é uma empresa global líder em serviços financeiros fornecendo serviços de banco de investimento, títulos, gerenciamento de investimentos e gerenciamento de fortunas. Com escritórios em mais de 43 países, os funcionários da empresa atendem uma clientela mundial de corporações, governos, instituições e indivíduos. A divisão de gestão de fortunas da Morgan Stanley supervisiona cerca de US$ 2 trilhões em ativos de clientes, incluindo US$ 90 bilhões em ativos sob gestão para clientes não residentes a partir de dezembro de 2015.

Operando com Gestão de Fortunas, a Gestão Internacional de Fortunas (International Wealth Management, IWM) da Morgan Stanley oferece um conjunto de recursos altamente especializados para ajudar a resolver as necessidades financeiras exclusivas de clientes residentes fora dos Estados Unidos. Com cerca de 400 assessores internacionais de cliente, trabalhando principalmente a partir de 12 escritórios internacionais de riqueza com base nos EUA, a IWM atende clientes em mais de 60 países nas Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Os clientes IWM da Morgan Stanley incluem alguns dos indivíduos, famílias, negócios, fundações e corporações mais proeminentes do mundo. Eles têm diversos objetivos, desafios complexos e uma excepcional variedade de preferências pessoais e culturais. Alguns são empresários cuja fortuna está intimamente ligada às empresas que eles fundaram e outros são executivos cujas empresas a Morgan Stanley ajudou a se tornar pública. O objetivo é ajudar cada cliente a navegar as complexidades da gestão de fortuna significativa e buscar as metas que estabeleceram para si próprios, suas famílias e suas comunidades.

Para obter mais informações sobre a Morgan Stanley, acesse www.morganstanley.com. Leia mais em exame 24/03/2016

24 março 2016



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