27 maio 2016

Saint-Gobain modifica estratégia de investimentos para atravessar a crise

Para enfrentar o difícil momento da economia brasileira, a Saint-Gobain, um dos maiores grupos industriais do mundo, está mudando sua estratégia. A empresa irá realocar investimentos a fim de ganhar produtividade, diante da forte queda do mercado de materiais de construção.

"Vamos investir ainda mais na otimização dos processos produtivos para reduzir perdas e ganhar produtividade. Nosso mix de investimentos mudou", disse em entrevista ao DCI o presidente do grupo para Brasil, Argentina e Chile, Thierry Fournier.

O grupo investe anualmente entre 4% e 6% do faturamento que, em 2015, foi de R$ 8,7 bilhões no País. O executivo conta que, por ora, a companhia deixará de investir em aumento de capacidade instalada para priorizar robotização e produtividade.

"Tudo isso para limitar os repasses aos clientes", acrescenta. Segundo Fournier, o varejo resistiu mais tempo à retração da economia do que o segmento de construção civil. Porém, a crise agora atinge o setor em sua totalidade.

Conforme adiantou o DCI recentemente, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) deve revisar a queda projetada para o setor, neste ano, de 4,5% para 7%.

"O desemprego, o aperto da renda e a falta de confiança já causam impacto real no nosso mercado", pontua Fournier. Com isso, a expectativa é que as vendas do grupo fiquem estáveis neste ano. "Diante do cenário, não há como manter o crescimento dos últimos anos."

Ele destaca que a apreciação do câmbio também trouxe impacto às operações. "Tivemos aumento importante dos custos, o que nos obrigou a trabalhar fortemente para reduzir a parte dolarizada da produção", revela Fournier.

Segundo ele, a valorização do dólar não é o principal problema nessa seara. "Temos que nos preparar para enfrentar a constante volatilidade."

Aquisições

Neste ano, a Saint-Gobain adquiriu a SG Plásticos, de tubos extrudados, além de 51% do capital da fabricante de fitas adesivas Poli Tape. Com isso, o grupo elevou o número de fábricas no País para 57.

"O que nos salva em meio à profunda crise do setor é a nossa capacidade de antecipação e reação", avalia Fournier.

Ele afirma que o grupo precisou fazer alguns ajustes de mão de obra, sem revelar o número exato. Hoje, a companhia conta com cerca de 17 mil funcionários diretos e indiretos.

O grupo também tem forte presença no varejo de material de construção, por meio da Telhanorte. A rede conta com 40 lojas em todo o País.

"O mercado de reformas está muito afetado pelo cenário. Vivemos um desalinhamento total da economia", comenta o presidente da Saint-Gobain.

Por esse motivo, o executivo revela que outra estratégia adotada pela companhia será o investimento em novos produtos. "Acreditamos muito na inovação como forma de ganhar mercado."

No mês passado, o grupo francês inaugurou o oitavo centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Capivari, interior paulista, o primeiro do Hemisfério Sul. Nos próximos três anos, serão investidos cerca de R$ 55 milhões no local.

O objetivo, segundo Fournier, é acelerar a inovação dos negócios da companhia no País por meio de novos produtos e soluções, adequados às condições climáticas brasileiras, além do aperfeiçoamento do que já existe no mercado.

"Abrir um centro de P&D é a melhor forma de a companhia demonstrar que acredita no País", observa Fournier.

No entanto, o executivo não esconde o ceticismo em relação à economia no País. "Não vai ser tão fácil a retomada."

Ele explica que os problemas do cenário político já chegam ao dia a dia dos consumidores. "O brasileiro não quer fazer reforma, comprar carro. As incertezas são muito fortes", avalia o executivo.

Founier espera, entretanto, que a instabilidade acabe logo. "A tempestade perfeita que vivemos hoje é conjuntural e vai passar", aposta.   DCI Leia mais em portalnewsnet 27/05/2016

27 maio 2016



1 comentários:

Domjoliveira07 disse...

o Grupo Saint Gobain comprova em seus 350 anos de existencia, total capacidade e estratégia para superar momentos adversos. O fato de ter empreendimentos em diversos paises permite uma visão abrangente e uma analise eficaz.o fato de acreditar no negocio e investir proporciona uma imagem vencedora e unica. Com certeza mais um passo para o crescimento