13 agosto 2017

Nielsen adquire a vBrand, startup de marketing esportivo baseado em IA

Plataforma de aprendizado de máquina da startup será integrada à Nielsen Sports, o que deve proporcionar maior velocidade e escala de distribuição aos principais produtos esportivos da empresa

A transformação digital e a competitividade do mercado aumentam a exigência por resultados da área de TI. Neste cenário, o CIO passa a criar vínculos com as áreas de negócios da empresa e a possuir papel importante como fonte de inovação.

A Nielsen anunciou nesta quinta-feira, 3, a aquisição da vBrand, startup de tecnologia sediada em Israel que desenvolveu uma plataforma que opera por aprendizado de máquina (machine learning) para medir a exposição e o impacto de marcas em programação esportiva. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

A tecnologia da vBrand será integrada à Nielsen Sports, o que deve proporcionar maior velocidade e escala de distribuição aos principais produtos esportivos da empresa atualmente, o Sport24 e o Social24. Ainda segundo a empresa, a tecnologia da vBrand irá incrementar os recursos de medição e as metodologias de patrocínios da Nielsen Sports. Além disso, o aprendizado de máquina deve acelerar significativamente a velocidade com que as tecnologias de reconhecimento de logo e monitoramento da mídia da Nielsen Sports localizam e calculam as posições das marcas na tela.

Em comunicado a Nielsen, destaca que a tecnologia vBrand pode possibilitar às marcas e detentores de direitos monitorar e rastrear a visibilidade de patrocínios durante horas de um evento esportivo e fazer ajustes de sinalização digital e campanhas sociais durante um torneio, fim de semana de competições ou uma temporada.

O marketing esportivo tem se tornado cada vez mais importante para as marcas que querem atingir consumidores em um mercado competitivo e fragmentado. Com os torcedores se sintonizando com confiança para acompanhar os campeonatos, times e atletas favoritos, os dispêndios em patrocínio de esportes e entretenimento globais devem exceder US$ 60 bilhões apenas neste ano.

"A integração da tecnologia da vBrand ao atual processo da Nielsen Sports de avaliação de patrocínios irá expandir ainda mais a escala de programação e eventos que ela cobre em todo o mundo. E irá também fornecer informações sobre a exposição em tempo hábil, habilitando os clientes a tomar decisões mais inteligentes e mais rapidamente sobre investimentos em patrocínios", disse o presidente da Nielsen Entertainment, Howard Appelbaum.

Desde sua fundação em 2013, a Nielsen Innovate financiou 18 novas empresas, muitas das quais já fizeram o projeto piloto ou venderam suas soluções a alguns dos maiores clientes da Nielsen nos EUA, Europa e China. Leia mais em computerworld 03/08/2017

13 agosto 2017



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